Turma dos Químicos

Estes foram os primeiríssimos personagens profissionais criados pelo Baraldi, ainda na adolescência! Concebidos em 1983 para o Sindicato dos Químicos do ABC, Zé Ácido, Maria Vitamina e Caveirinha, formam a “Turma dos Químicos”, que são publicados religiosamente desde 1983 no jornal e na revista Sindiquim, além de cartazes, adesivos, gibis didáticos, camisetas, bottons, e outros materiais de comunicação do Sindicato.
Ze Ácido e Maria Vitamina representam os trabalhadores típicos da categoria química nacional e do operariado brasileiro em geral. Já o Caveirinha é um operário que foi vítima da insalubridade e se transformou numa caveira, virando símbolo do combate aos acidentes de trabalho nas empresas.
Juntos eles vivenciam todas as situações possíveis no interior de uma fábrica, além de discutirem política, conjuntura, meio-ambiente, direitos trabalhistas e muito mais. Tudo com muito humor, lógico!
Já estrelaram dois livros: “A fórmula do Riso” e “Cidadania: Eu quero uma pra viver!”, ambos esgotados (veja seção de livros no LOJÃO), mas você pode ler algumas charges deles clicando aqui.